Uma dúvida comum dos nossos clientes é o que significa o período de carência na contratação dos planos de saúde.
Este é um dos principais incômodos e motivos de ansiedade, mas as carências são legalizadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e praticadas por todas as operadoras.
Vamos falar mais sobre o tema, desde os tipos de carência até as situações específicas, para que você possa tomar decisões informadas sobre seu plano de saúde.
O que significa período de carência?
O período de carência se refere ao tempo que o beneficiário precisa esperar para começar a utilizar certos serviços do plano de saúde.
Isso significa que, ao contratar um plano de saúde hoje, você não poderá acessar imediatamente todos os serviços oferecidos. A duração dessa espera varia e será informada pela operadora do plano.
As carências são regulamentadas pela Lei 9.656/98 da ANS e servem como uma garantia legal para a operadora do plano de saúde, evitando fraudes e garantindo a sustentabilidade financeira do serviço.
Sem a carência, um usuário poderia pagar apenas a primeira mensalidade e realizar procedimentos de alto custo, o que seria inviável para a empresa.
Há diferentes tipos de carência, como a carência contratual e a carência para doenças preexistentes.
A carência contratual impede o acesso a determinadas funções do plano logo após a contratação e libera com o passar do tempo.
Já a carência para doenças preexistentes está ligada a um acréscimo no valor da mensalidade, proporcional à cobertura dos procedimentos relacionados à doença ou lesão já existente.
Quais são as carências mais comuns?
Existem aquelas carências que são comuns assim que você fecha qualquer plano:
Carência para urgências e emergências
Para emergências, onde há risco iminente de morte ou lesão irreparável, não há carência.
Já nas situações de urgência sem risco iminente, existe uma carência de 24 horas, com atendimento limitado ao pronto-socorro nas primeiras 12 horas.
Carência para consultas e exames simples
Para consultas e exames básicos, a carência máxima é de 30 dias. A operadora pode definir um período menor, mas não pode ultrapassar esse limite.
Carência para cirurgias e internações
A carência para cirurgias e internações costuma ser de até 180 dias. Esse período é regulamentado pela ANS.
Carência para partos
A carência para partos tem um período máximo de 300 dias, conforme estabelecido pela ANS. A operadora pode definir um período menor, mas nunca superior a 300 dias.
Isso significa que, se você engravidar logo após contratar o plano, pode ser necessário esperar quase 10 meses para ter cobertura completa para o parto.
Carência para doenças preexistentes
Para doenças preexistentes, a carência pode chegar até 24 meses. Isso significa que tratamentos e procedimentos relacionados a doenças já existentes antes da contratação do plano terão um período de espera maior.
Todo plano de saúde tem carência?

Sim, a maioria dos planos de saúde tem algum tipo de carência.
No entanto, existem algumas exceções, como planos empresariais com mais de 30 funcionários, que geralmente não têm carência.
É possível fazer um plano sem carência?
É possível contratar um plano de saúde sem carência em algumas situações específicas. Por exemplo, planos empresariais coletivos, adesão durante a portabilidade e planos especiais oferecidos por algumas operadoras podem não ter carência.
Portabilidade de carências
Se você já tem convênio e quer trocar o plano, a portabilidade permite que você o faça sem precisar cumprir novamente o período de carência.
Para isso, é necessário entrar em contato com a nova operadora e seguir os procedimentos específicos.
Para quais doenças o convênio não pode colocar carência?
Conforme a legislação, os planos não podem ter carência para algumas doenças, entre elas:
- Tuberculose ativa;
- Hanseníase;
- Transtorno mental grave;
- Neoplasia maligna;
- Cegueira;
- Paralisia irreversível e incapacitante;
- Cardiopatia grave;
- Doença de Parkinson;
- Espondilite anquilosante;
- Nefropatia grave;
- Estado avançado da doença de Paget;
- AIDS;
- Contaminação por radiação;
- Hepatopatia grave;
- Esclerose múltipla;
- Acidente vascular encefálico.
Entender o que significa o período de carência é fundamental para usar seu plano de saúde de forma eficaz.
Conhecendo os tipos e os períodos, você pode se planejar melhor e evitar surpresas desagradáveis.
Na Finflex, oferecemos atendimento personalizado e te ajudamos a compreender melhor a carência do seu plano e possíveis alternativas.Se precisar de ajuda, entre em contato conosco!